Redes Sociais

Image Alt

Destinos

Punta Cana - Planejando sua viagem

A República Dominicana é o destino mais visitado do Caribe e certamente um dos locais mais procurados entre os turistas é Punta Cana. Com mais de 48 quilômetros de praias de areia branquinho, esta praia promete uma das férias mais memoráveis da sua vida. Os dias começam com o nascer do sol colorindo o céu de tons amarelos e rosa e ficam ainda melhores com um mergulho no Hoyo Azul, terminando com um banho um uma piscina de borda infinita assistindo o por do sol em um dos resorts de Bavaro Beach, que foi declarada pela Unesco como uma das três melhores praias do mundo. A maioria dos voos chega ao aeroporto internacional de Punta Cana, e de lá os turistas seguem para os resorts impecáveis da região. Se você está planejando ir em breve para Punta Cana, aqui estão nossas dicas para visitar este paraíso.

All inclusive resort in Punta Cana
Sunset in Punta Cana

Dicas Básicas

Hotéis - Uma coisa em comum ao viajar para as maiores cidades do mundo é que férias nunca são longas o suficiente para conhecer tudo que a gente quer. Em três dias, você pode escolher um bairro ou dois e se sentir como um local ou tentar visitar as principais atrações da cidade. Depois de criar um roteiro, não importa quanto seja seu orçamento, invista em um hotel bem localizado para poder explorar ao máximo os lugares que deseja sem perder um tempão com deslocamento.

Transporte - PUJ é o principal aeroporto internacional para viagens à República Dominicana. Se você estiver hospedado em um resort all-inclusive, verifique se pode adquirir o transfer com seu pacote, mas a melhor alternativa para ir pro hotel é pegar um táxi. Assim que você pega sua bagagem, logo atrás das esteiras tem um quiosque onde você pode reservar um táxi. Eles te entregam um ticket que deve ser entregue a empresa responsável na recepção do aeroporto que o motorista te leva direto para o seu hotel. Pagamos 30 USD (preço fixo) do aeroporto até a Praia de Bavaro para um casal. Alguns hotéis oferecem transfer próprio em uma van por uma taxa adicional, mas a maioria deles recomende e pede o táxi para você retornar ao aeroporto também. O preço é semelhante (~30 USD). Os táxis são facilmente localizados nas principais cidades e zonas turísticas, mas dizem que não é seguro pegar táxi por conta na rua. O UBER foi lançado na República Dominicana em 2015, mas está operando apenas nas três principais cidades: Santo Domingo, Santiago e Puerto Plata.

Em relação aos passeios, a maioria dos resorts possui agência onde você comprar os tours e atrações. Você também pode reservar online nos sites populares porque as empresas vão buscá-lo nos hotéis. Mas lendo os reviews vimos que várias pessoas reclamavam de serem enganadas tentando economizar uns trocados comprando passeios em lugares duvidosos, então preferimos não dar chance pro azar, gastar um pouquinho mais no hotel, mas ter a certeza que seria seguro.

San Domingo, que é a capital, fica a 3 horas de Punta Cana e você pode reservar passeios de bate-e-volta de van ou carro privado com muita facilidade no resort.

Refeições - A maioria dos resorts all-inclusive tem entre 5 à 10 restaurantes diferentes, incluindo buffets que são abertos praticamente o dia todo para café da manhã, almoço e jantar, e também tem as opções à la carte que exigem reserva antecipada e roupas mais casuais (como calça para homens, por exemplo) e restrições de roupas de praia. Basicamente, quanto mais você paga no pacote, melhor é o serviço oferecido. Portanto, a dica para umas férias dos Deuses nesta região, é investir em pacote premium. Os pacotes promocionais especialmente dos megaresorts, podem ter com comida medíocre e bebidas vagabunda.

Clima - A República Dominicana é um destino ensolarado durante o ano todo e bem provável que você vai ver o céu bem azul durante o dia. No entanto, a melhor época para visitar Punta Cana é durante o inverno do hemisfério norte. De dezembro a início de março o clima é mais agradável e a melhor temporada para ir de férias. Embora a temperatura seja agradável durante todo o ano, variando entre 24 -30°C, no verão tem bastante chuva e as tempestades são mais frequentes.

A temporada oficial de furacões nesta região é de junho a novembro, sendo setembro considerado o mês mais ativo. Tem muita gente que acaba viajando mesmo nesta época, mas é melhor evitar, principalmente em setembro.



Booking.com

Suggestões para aproveitar ao máximo sua viagem

Enquanto os resorts all-inclusive apresentam uma oportunidade para os viajantes terem uma experiência inesquecível sem sequer ter que sair da propriedade, existem várias opções de pacotes que incluem diferentes tipos de quartos ou suítes e têm uma variedade de comodidades. Os hóspedes normalmente recebem uma pulseira para que os funcionários saibam o que oferecer. Via de regra, quanto mais sofisticada for sua pulseira, mais vantagens você tem. Portanto, se você for para Punta Cana, a dica é reservar um quarto de frente para o mar que tenha um nível premium. Esta é a melhor forma de fazer parte do grupo VIP, que inclui ficar em um quarto mais amplo de frente para a praia, e ter acesso as áreas mais exclusivas nos restaurantes, um cardápio com drinks mais seletos, preferência nas reservas, e por aí vai. Isso inclui até as opções do seu frigobar.

Além disso, os pacotes premium oferecem regalias extras como tratamentos no spa, golfe, esportes aquáticos e até excursões que podem ter um custo extra dependendo do resort. Se você está planejando tomar bons drinks e relaxar, uma pulseira melhor também lhe dá vantagem como carta de vinhos,  cabanas ao redor da piscina, mesa na aérea externa com vista. Enfim, cada resort é diferente e opções variam, mas a ideia é investir em um pacote premium para aproveitar ao máximo suas férias.

SOL – Seja na praia, em um passeio de barco ou batendo perna pela cidade, certifique-se de usar protetor solar o tempo todo. O sol é muito forte no Caribe, e mesmo em dias nublados as pessoas se queimam pra valer.

ÁGUA – A água da torneira não é segura para beber. Você precisa beber água engarrafada o tempo todo.

SEGURANÇA – Nós não passamos nenhum perrengue, mas a recomendação é usar o bom senso ao viajar pelo país. Assim como qualquer outro destino, é bom ter cuidados extras e algumas recomendações incluem usar o celular discretamente em áreas não turísticas, evitar andar sozinho em áreas isoladas à noite, não deixar objetos de valor dando sopa, guardar passaporte e objetos de valor no cofre do hotel. Além disso, certifique-se de comprar seus passeios nos hotéis ou agências cofiáveis, vimos muitas pessoas que tentaram economizar uns trocados e se ferraram com os passeios.

Dicas para a primeira viagem

1. Nade no Hoyo Azul – Nadar no cenote Hoyo Azul foi um dos destaques de nossa viagem. O passeio pode ser feito com uma visita ao Scape Park e é sem dúvida uma experiência imperdível em Punta Cana. O lugar combina florestas tropicais, falésias, cavernas, tirolesa e é uma atração que agrada qualquer visitante.

2. Se hospede em Bavaro Beach – Considerada uma das 25 melhores praias do mundo pelo TripAdvisor, Bávaro é a principal praia de Punta Cana, estendendo-se de Cabeza de Toro até Macau. Se você gosta do mix das atrações turísticas com aquela variedade de lojinhas locais, mas a comodidade de ver o pôr do sol deslumbrante da sua varanda, esta é certamente a praia que você vai querer se hospedar.

3. Leve protetor e repelente- Você vai achar protetor solar e repelente em todos os lugares, mas como a ocasião faz o ladrão, espere pagar 3-5x por eles nos resorts. Sério, absurdo! Nos parques recomenda-se usar blusas ou calças de manga comprida ao caminhar. Se você preferir ficar no clima do verão, o repelente é útil pra previnir os mosquitos.

4. Faça parasailing em Bavaro – Voar alto e ver o visual das águas azul-turquesa sobre a Praia de Bavaro, é uma atividade OBRIGATÓRIA em Punta Cana. O passeio demora cerca de 2 horas e custa cerca de ~ 50 USD/por pessoa.Foi uma das atividades que mais gostamos de fazer durante a viagem.

Couple in Punta Cana

Informações essenciais

Passaporte e Visto – Todo viajante deve ter um passaporte válido. A maioria dos visitantes que chegam à República Dominicana , incluindo brasileiros, não precisa de visto para entrar no país. O custo do cartão turístico para 30 dias, que anteriormente era pago à parte, agora está incluso na passagem de avião. Todos os passageiros que entram e saem do país em voos comerciais deverão preencher os formulários digitais através do Electronic Ticket Portal ao chegar e sair do país. Para brasileiros, eles exigem o certificado internacional da vacina contra a febre amarela.

Se sua intenção for ficar mais de 30 dias, espere pagar uma taxa adicional ao sair do país, a taxa varia de acordo com a duração total da sua estada.

Moeda – A moeda local é o peso dominicano (RD$), e a taxa diária varia de acordo com o dia e o local qu você faz o câmbio. Se você estiver hospedado em um resort, poderá pagar tudo com cartão de crédito. Os dólares americanos também são amplamente aceitos em todos os lugares turísticos. Dólares e euros também podem ser trocados em bancos, ou em casas de câmbio autorizadas em todo o país.

Idioma – O idioma oficial da República Dominicana é o espanhol, mas é tranquilo de se virar em inglês que é amplamente falado nas áreas turísticas. Os guias turísticos e a equipe do hotel  também falam vários outros idiomas, incluindo italiano, francês, alemão e russo. Eles recebem muitos russos, que inclusive é dos idiomas dos cardápios.

Eletricidade – A eletricidade na República Dominicana é 110 volts. Os principais resorts possuem tomadas bi-volt ou emprestam adaptadores,  mas se a voltagem na sua cidade for de 220, é melhor trazer seu adaptador ou conversor.

Gorjetas – As contas do restaurante incluem automaticamente uma taxa de serviço de 10%, além do imposto sobre vendas de 18%. É costume e boa prática, no entanto, deixar um adicional de 10% por um bom serviço. Nos resorts não é necessário dar 10%, mas todos os garçons, aguardam uns trocados por um bom serviço. Uma boa gorjeta também pode fazer milagres com os drinks. 😉

População – Há aproximadamente 100 mil habitantes vivendo em Punta Cana e 11 milhões na República Dominicana.

Economia – A economia da República Dominicana é a sétima maior da América Latina e a maior do Caribe e da América Central. A economia baseia-se principalmente na agricultura, sendo o açúcar, o café e o tabaco os principais produtos de exportação. O setor de serviços é o maior empregador (cerca de 60% da força de trabalho) é liderado pelo Turismo.

Curiosidade – Os dominicanos são particularmente famosos por falar muito rápido. Eles abreviam, pulam sílabas e não pronunciam certas letras. Mesmo que você fale espanhol e inglês fluentemente, você precisa prestar muita atenção para entender o que eles estão tentando dizer.

Férias inesquecíveis em Punta Cana no resort Barceló Bávaro Palace

Férias inesquecíveis em Punta Cana no resort Barceló Bávaro Palace. Saiba tudo sobre a melhor praia da Republica Dominicana e como foi nossa experiencia com o pacote all-inclusive deste belíssimo hotel em Punta Cana.

Scape Park, 8 atracões imperdíveis no parque mais bonito de Punta Cana

O Scape Park é um dos parques mais populares da região e um daqueles passeios que agrada toda família, oferecendo desde aventuras para quem busca por adrenalina até experiências suaves, para quem busca um passeio mais tranquilo em meio a natureza. Saiba mais sobre as atividades imperdíveis no parque mais bonito de Punta Cana.

Hoyo Azul, o famoso cenote de Punta Cana

Hoyo Azul, Blue Hole, Blue Lagoon, cenote, o lugar conhecido por diferentes nomes é uma das atrações mais famosas de Punta Cana. Este tesouro da natureza é um buraco natural profundo que se transformou em uma majestosa piscina de água azul. Entenda como você pode visitar o incrível Hoyo Azul em Punta Cana.

Links Úteis

www.godominicanrepublic.com – Guia Oficial do turismo do país

Destinatinos da República Dominicana – para informações de outras cidades além de Punta Cana

Punta Cana Travel Blog – para experiências e recomendações de hotéis

14 sugestões de All-Inclusive Resorts em Punta Cana

Hotel Directory – Site oficial com guia de hotéis da República Dominicana

Comida traditicional da República Dominicana

Escreva um Comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on