Redes Sociais

Image Alt

Destinos

Dubai - Planejando sua viagem

Dá para acreditar que há menos de 200 anos, Dubai era uma pequena vila de pescadores? A cidade explodiu em prosperidade depois que os Emirados Árabes Unidos descobriram petróleo na década de 1960. Anos mais tarde, decidiram transformar este estratégico porto comercial em um destino turístico de luxo. O boom no desenvolvimento da cidade, fez ela ser ser conhecida mundialmente por ter “o mais alto, maior e mais rico” alguma coisa do mundo. A cidade tem uma estratégia de turismo ambiciosa para atrair 25 milhões de visitantes por ano até 2025, o que a tornará Dubai também a cidade mais visitada do mundo em breve.

O que você precisa saber antes de ir

Transporte - É difícil de imaginar uma cidade como Londres sem o metrô, não é mesmo? O sistema ferroviário subterrâneo que atende a área metropolitana de Londres, também chamado de tube ou underground, atende mais de um bilhão de passageiros por ano, e com com aproximadamente 400 km de trilhos conectando 270 estações. Não importa quanto tempo você planeja ficar ou quais atrações planeja ir, o metrô será seu melhor amigo nesta cidade e você precisa aprender o básico sobre como funciona o transporte público, principalmente do aeroporto para o hotel e como pagar pelos passes diários para visitar as principais atrações da cidade.

Hotéis - Dubai é famoso por seus resorts de luxo, incluindo o Burj Al Arab, que é popularmente conhecido como o único 'hotel de sete estrelas' do mundo. De pequenos hotéis boutiques até os mais aclamados hotéis de luxo, o setor hoteleiro é muito amplo, com muitas opções para todos os gostos e bolsos. Os hotéis ficam com valores muito mais atrativos durante a baixa temporada, quando diversos deles oferecem promoções com pacotes de 3 a 5 dias que incluem café ou até meia pensão, onde você pode escolher entre almoço ou jantar e fazer uma boa economia com refeições durante sua estada.

Food - Dos restaurantes Michelin com experiências gastronômicas únicas até cafés simples na porta das estações do metrô, Londres tem um pouco de tudo quando trata-se de comida. É fácil você encontrar restaurantes baratos para para fazer um lanche rápido ou um ótimo restaurante para uma refeição sem pressa em todos os cantos da cidade. O prato imperdível é sem dúvidas o Fish em Chips ( peixe e batatas fritas). Peça um desses em um tradicional pub britânico que cai muito bem com um chop, ou dois! 😉 Você também precisa visitar ao menos um dos mercadões para experimentar os pratos locais, ir num destes bares moderninhos para um coquetel peculiar e lembre-se... que nada pode ser mais britânico que que o chá da tarde Londrino.

Dicas para entender mais e respeitar a cultura dos Emirádos Árabes 

Marhaba! Esta saudação curta significa ‘bem-vindo’ em árabe, a língua oficial dos Emirados Árabes Unidos.

Álcool – Bebidas alcólicas são servidas em estabelecimentos licenciados, como hotéis e bares para maiores de 21 anos. No entanto, beber e dirigir não são aceitáveis ​​e é bem comum não ter bebidas alcoólicas na maioria dos restaurantes.

Afeto – Ficar de mãos dadas é aceitável, mas beijos e abraços  não são permitidos em Dubai. Você precisa ser discreto!

Roupas –  Embora Dubai seja uma cidade moderna, e você vai ver um pouco de tudo por lá, é recomendado se vestir de forma mais comportada, principalmente em espaços públicos como shopping centers ou nas igrejas. Se você é mulher, é melhor usar blusas cobrindo os ombros e sem decote, e uma boa pedida é ter um lenço para cobrir o cabelo caso você decida entrar em alguma mesquita. Algumas delas inclusive, tem uma sala para que as pessoas (homens e mulheres) possam se trocar. Eles emprestam a vestimenta completa para que você se vista de forma adequada ao fazer as visitas.

Ramadam – Para os muçulmanos, o Ramadam é um período de introspecção e a maioria das pessoas faz jejum até o sol se pôr. Os turistas não precisam passar fome, mas é bem comum que as pessoas mais religiosas observem e fechem restaurantes durante este período. Os dias do Ramadam mudam conforme o calendário deles, mas dura um mês e é importante que você saiba caso coincida com as suas férias na cidade.

ReligiãoOs locais fazem 5 orações por dia e ninguém discute religião porque todo mundo respeita demais este assunto. Em todo lugar que você vai tem os prayers rooms (quartos de orações) e é bem comum os estrangeiros se surpreenderem com o som dos diferentes chamados onde as pessoas param o que estão fazendo para rezar.

Dicas para a primeira viagem

1. Sexta feira é como domingo – O fim de semana em Dubai é sexta e sábado. Sexta-feira é um dia santo e semelhante ao nosso domingo a maioria das pessoas não trabalham. Esta é uma informação importante para planejar suas atividades, pois alguns lugares estarão fechados nas sextas-feiras.

2. WhatsApp só é liberado para mensagens – Você pode enviar mensagens de texto no WhatsApp, no entanto, chamadas de voz e vídeo não são permitidas em Dubai.

3. Vá até aos souks cruzando os canais com uma abra – Uma das experiências mais acessíveis e autênticas em Dubai é embarcar em uma das muitas balsas tradicionais, que são conhecidas como abras, para cruzar o canal e visitar os mercadões. Os souks são locais onde comerciantes de diversas nacionalidades vendem suas pechinchas, enquanto seus sentidos são atacados de todas as direções. Jóias, tecidos, especiarias, perfumes e lembranças – você vai encontrar tudo o que imagina por lá!  Enquanto o transporte com as abras custam apenas 1EAD, que é equivalente a $0,27 de dólar, é difícil sair dos souks com as mãos abanando! Negociar em um dos mais antigos e fascinantes mercados tradicionais dos Emirados é sem dúvida uma experiência imperdível em uma viagem pra Dubai.

4. O shopping é o melhor lugar para trocar dinheiro – Você encontrará casas de câmbio em toda esquina em Dubai. Mas os shoppings têm as melhores taxas de câmbio e os próprios hotéis indicam para quem precisar trocar dinheiro. Para a maioria das coisas você vai usar cartão, mas para muitas outras o dinheiro local é a melhor opção para negociar as melhores barganhas. E lembre-se, Dubai tem cerca de 65 shoppings para uma cidade de pouco mais de 3 milhões de pessoas, e ainda tem mais uns 10shoppings novos a caminho! É um paraíso para quem curte compras e você vai encontrar todas as marcas e muita coisa legal por lá. É uma tentação!

Informações essenciais

Passaporte e Visto – A maioria das nacionalidades pode obter um visto quando chega no aeroporto ao aeroporto. Você só precisa de um passaporte válido para visitar Dubai.

Moeda – A moeda em Dubai é o dirham, que é abreviado como AED (Dirham dos Emirados Árabes Unidos). O valor do dirham é fixo em relação ao dólar americano desde 1997, o que significa que a taxa de câmbio nunca muda. Um dólar americano vale AED3,67.

Idioma – O idioma oficial de Dubai é o árabe e o segundo dialeto mais usado é o árabe egípcio. (que provavelmente nã muda muito pra você). No entanto, o inglês é a língua mais falada em Dubai. A maioria das pessoas fala inglês nativo ou como segundo idioma. É tranquilo de se virar com inglês na cidade.

Voltagem – A voltagem em Dubai é 220V-240V e o plugue é do tipo G.

Reembolso das taxas – O imposto sobre valor agregado (IVA) é de 5% em Dubai, mas os turistas são isentos de impostos. Para solicitar o reembolso, você precisa solicitar um formulário de Tax Free, que é válido para compras  mínimas de AED250. Você deve apresentar seu passaporte para que um formulário digital de Tax Free seja criado e o recibo para estorno em um dos terminais do Aeroporto de Dubai.

Gorjetas – Não importa aonde você vá, todos os lugares em Dubai oferecem um nível de serviço muito top. Embora não existam regras quando se trata de dar gorjeta em Dubai, todos que trabalham no setor de serviços vão esperar entre 10-15% de gorjeta.

População – Há aproximadamente 3,4 milhões de pessoas vivendo em Dubai e quase 10 milhões nos Emirados Árabes Unidos.

Economia – A economia dos Emirados Árabes Unidos são provenientes do petróleo e do gás natural. O turismo também é uma das maiores fontes de receita.

Medicação – Se você estiver viajando com medicação prescrita, lembre-se de trazer o atestado do seu médico constando quantidade e detalhes do medicamento que você estiver levando.

Curiosidade – Dos 85 % dos expatriados que vivem e trabalham em Dubai, 71% são da Ásia. A Índia responde por mais da metade deles. Hindi, urdu e tagalo, bengali, malaiala, tâmil e farsi são amplamente falados no país.

Links Úteis

www.visitdubai.com – Site Oficial do Turismo em Dubai

Escreva um Comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on