Redes Sociais

Image Alt

Blog

Mt Rigi

Lucerna para o Mt Rigi, uma viagem cênica na rainha das montanhas

Uma das lembranças mais gratificantes de qualquer viagem à Suíça é visitar as majestosas montanhas ao redor de Lucerna. Classificada entre as cidades mais bonitas do mundo, Lucerna está localizada em uma bela orla ao longo das margens do Lago Lucerna e do Rio Reuss. Além de passear pela charmoso centro antigo que permite aos visitantes viajar no tempo, você pode facilmente relaxar em um barco fazendo um cruzeiro panorâmico que mistura paisagens dos Alpes Suíços ao redor de Pilatus e Rigi com os marcos desta elegante cidade. Visitamos o Monte Rigi em uma viagem de bate-volta saindo de Zurique. O passeio é gratuito com o Swiss Travel Pass e as vistas são de tirar o fôlego. Confira aqui tudo o que você precisa saber para planejar sua visita ao Monte Rigi.

Como visitar Lucerna de trem saindo de Zurique

Se você não tiver a chance de ficar hospedado em Lucerna, saiba que a viagem de bate e volta de Zurique de trem é bem tranquila. Os trens saem de Zurique a cada hora e você pode iniciar o passeio ao Monte Rigi logo em frente à estação de trem em Lucerna. Saímos de Zurique por volta das 7:30 da manhã e chegamos em Lucerna cedinho para aproveitar o dia inteiro pela cidade. A viagem de trem leva cerca de 50 minutos e recomendamos que você reserve  o dia inteiro para fazer ao passeio ao Monte Rigi,  que é conhecida carinhosamente por ser a Rainha das montanhas.

Assim que saímos da estação de trem, pudemos a belíssima parte antiga da cidade com charmosos prédios históricos, igrejas e pontes ao longo da beira do lago. Tiramos algumas fotos enquanto esperávamos o barco. O Old Town é incrível e vale a pena reservar um dia inteiro exclusivamente para visitar os pontos turísticos de Lucerna. Os passeios para as montanhas saindo de Lucerna são demorados e é bem difícil aproveitar a cidade e demais passeios em um mesmo dia.

Viajar é mudar a roupa da alma.

-Mário Quintana.

Old town Lucerne

Como visitar Mt Rigi saindo de Lucerna

O passeio a Rigi começa com um cruzeiro de barco de Lucerna a Vitznau. De lá, você pegará o trem, chamado de cogwheel até o Rigi Kulm. Você pode comprar um passe online para este passeio com antecedência ou fazer a compra na hora na própria estação. E lembre-se, o passeio é gratuito com GA e o Swiss Travel Pass.

Eu estava com um pouco de medo de não ter lugar no dia ou de ter dificuldade para  encontrar a estação de trem em Vitznau. No entanto, tudo é super organizado e você não precisa se preocupar. Assim que você chega em Lucerna, basta atravessar a rua para pegar o barco, e ao chegar em Vitznau, o trem está ali esperando por todos que chegam de barco. É tudo bem sincronizado e muitos visitantes fazem este passeio, então não tem muito o que errar, basta aguardar no horário de saída do barco e seguir o fluxo.

Barco de Lucerna para Vitznau

O primeiro barco diário de Lucerna para Vitznau sai às 8h15 da manhã, depois tem uma saída a cada hora, 9h15, 10h15, 11h15 e assim por diante. Pode consultar o calendário aqui. A viagem de barco para Vitznau leva 48 minutos. E claro, sugerimos iniciar o passeio no início da manhã, pois o lugar é lindo você vai precisar de um dia inteiro. Além de Vitznau, os visitantes também podem desfrutar do Monte Rigi com um bilhete diário de saindo de outras cidades ao redor de Lucerna, incluindo Goldau, Weggis, Kräbel. Consulte aqui as saídas diárias para mais detalhes. Os barcos são grandes e confortáveis, você tem a opção de sentar do lado de fora e apreciar a vista das montanhas ou sentar no restaurante que é coberto e quentinho para ver a paisagem tomando um delicioso café.

Boat from Lucerne to Vietznau
Cogwheel train from Vitznau to Rigi

Trem de Vitznau para o topo do Mt Rigi

Assim que chegar a Vitznau, prepare-se para embarcar no trem de cremalheira mais antigo da Europa. As saídas com destino ao topo do Monte Rigi também acontecem a cada hora. Tente se sentar no lado esquerdo para as melhores vistas e prepare sua câmera, pois as paisagens são de tirar o fôlego!

Rigi Kulm
Photos Mt Rigi

O que fazer no Mt Rigi

Da estação de Vitznau ao Rigi Kulm, estas são as 3 paradas principais:

A primeira parada é Rigi Kaltbad, onde os visitantes podem comprar algumas especialidades regionais no mercado da vila e fazer perguntas sobre trilhas e atividades no centro de serviços da Rigi Railways.

A segunda parada é o Rigi Känzeli. O mirante Kreuztrichter é o destaque e definitivamente vale uma parada para fotos para belas fotos do Lago Lucerna.

Finalmente, após uma subida cênica de trem, você chegará ao cume de Rigi, no ponto mais alto do Rigi-Kulm que fica a 1.797m. O local oferece uma vista panorâmica dos picos alpinos mais altos e uma variada gama de atividades de lazer.

Rigi, a rainha das montanhas

No século XVIII, Rigi foi a montanha pioneira do turismo nos Alpes tornando-se um destino famoso entre viajantes de toda a Europa. Spas e hotéis de luxo abriram um após o outro em Kaltbad, Rigi Kulm e no Scheidegg para atender os exigentes hóspedes que visitavam a região. Vários trens que iniciaramnaquela época continuam ativos ainda hoje. As locomotivas a vapor restauradas com mais de 100 anos agora funcionam juntamente com os modernos sistemas de teleférico panorâmico que transportam mais de 600 mil passageiros montanha acima todos os anos.

Mt Rigi

O que fazer no Mt Rigi

Durante o verão, os hóspedes podem passar o dia entre os 120 km de trilhas da região, podem ver a paisagem de cima em um voo de parapente, fazer um passeio de bicicleta ou relaxar nas alturas no renomado hotel Mineralbad & Spa Rigi Kaltbad. Snowboard, esqui, esqui cross-country são algumas das atividades preferidas entre as famílias durante o inverno quando a neve cobre o topo de Rigi. Não importa em que época você vá, as vistas panorâmicas de 360 ​​graus do alto da montanha são de tirar o fôlego. Lá do alto você pode ver até 13 lagos e testemunhar o espetáculo do sol nascendo e se pondo entre as montanhas.

Do tradicional fondue de queijo alpino aos pratos estrelados Michelin, o que não falta nos arredores de Rigi são opções de bons restaurantes. Este é o site oficial para pesquisar detalhes sobre a gastronomia próximos do lago e na montanha. Depois de tirar muitas fotos, resolvemos almoçar no Hotel Rigi Kulm (o preço é acessível e a comida deliciosa), depois voltamos da estação Rigi Staffel para a cidade de Vitznau onde  pegamos o barco de volta curtindo as charmosas vilas e lindas paisagens do Lago Luzerna. Conforme anunciado pelos órgãos de turismo da Suíça, a viagem em si já é digna deste passeio! Visitar o Monte Rigi, sem dúvida, é um dos passeios imperdíveis para se fazer na Suíça.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on