Redes Sociais

Image Alt

Destinos

Budapeste - Planejando sua viagem

Este negócio de Buda e Peste parece bem confuso no começo. A capital da Hungria chama-se Budapeste, que é a junção de duas cidades: Buda e Peste (na verdade, três incluindo Óbuda). No século 19, elas se uniram para formar uma grande capital, que é hoje Budapeste. De um lado do Danúbio esta Buda, onde ficam as atrações históricas, enquanto a parte mais plana onde se concentra o comércio chama-se Pest. Sim, qualquer um vai saber que você é um turista, quando você soltar um: De que lado estamos agora? Culturalmente, Budapeste é uma das metrópoles mais importantes da Europa Oriental com uma cena de expatriados bem ativa. Muitas empresas internacionais têm filiais na cidade, empregando uma mistura de locais e estrangeiros altamente qualificados. Devido ao seu baixo custo e alta qualidade de vida, a cidade também é a escolha favorita de muitos estudantes. Todos eles se apaixonam por Budapeste assim que chegam e muitos nunca vão embora. Prepare-se para se surpreender com a vibe jovem e super agradável desta cidade.

Szimpla Kert Ruin Bar in Budapest
Ruin Bars in Budapest

What you need to know before you go

Transportation - Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed. Eiusmod tempor. incididu nt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim. ad minim veniam, uis nostrud exerc itation ullamco. Laboris nisi. ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolr. inreprehen derit in voluptate velit esse cillum dolore.

Transport - Budapeste é uma cidade fácil e agradável de se caminhar. Para quem preferir conhecer as principais atrações utilizando o transporte público, os bilhetes individuais custam 350 forints, permitindo que você possa fazer baldeação com o mesmo bilhete no período de uma hora. Os passes são a melhor opção para quem quer explorar a cidade, com tickets que variam entre 24 horas (1.650 forints), 72 horas (4.150 forints) ou uma semana (4.950 forints). Se você adquirir o Budapest Card, poderá usar o transporte ilimitado. Mas muito cuidado: NÃO SE ESQUEÇA DE VALIDAR SEU TICKET. Nós recebemos uma multa porque apesar de termos comprado o ingresso na entrada do metrô, ninguém nos avisou da validação. Quando fomos sair o fiscal viu que nosso ticket não estava validado e não teve choro...Evite pagar 12.000 forints e certifique-se de validar o seu.

O Uber não está mais disponível na Hungria. O BKK (Budapest Közlekedési Központ), CityMapper e principalmente o Bolt, são boas opcões semelhantes ao Uber para carona.

Acomodação - A maioria dos hotéis de luxo estão presentes no centro de Budapeste. Quem viaja a turismo pode tranquilamente reservar um hotel 3 estrelas, pois a maioria das cadeias hoteleiras internacionais ficam nesta categoria, oferecendo quartos confortáveis, com bons preços e bem localizados. Quem viaja com grupos de amigos ou em família o site szallas.hu, assim como o Airbnb tem mais de 400 apartamentos listados em Budapeste.

Clima - Budapeste tem 4 estações bem distintas, os meses mais quentes são julho e agosto: onde a temperatura varia de 25-40°C. Os meses mais frios são dezembro e janeiro quando costuma fazer de -4 até 15°C. Já a melhor época para visitar Budapeste é de março a maio ou de setembro a novembro. Enquanto no segundo trimestre do ano o clima é mais favorável aos viajantes, o segundo semestre se destaca devido aos festivais e eventos que são organizados na cidade por volta desses meses.

Comida - Sopa de goulash, páprica, lángos, você já experimentou alguma destas delícias? Qualquer turista que vai a Budapeste deve provar os pratos tradicionais húngaros que costumam ter um toque bem picante. E claro, ninguém pode deixar de dar ao menos uma bicada na pálinka, que é semelhante a cachaça brasileira e uma tradição do país.

Sugestão para se entrosar com os locais

Além de educado aprender a falar algumas palavras em húngaro pode não só ser divertido como pode te ajudar a quebrar o gelo com os locais. Uma dica muito importante para soar um como um húngaro é acertar o acento. Por exemplo, “egészségedre” é a expressão que os locais usam para brindar e se poncunciado corretamente significa “saúde”, se estiver incorreto, será ” no teu CX). Ou seja, se você der bobeira, ficará bem claro, que você é um turista!

Aqui estão algumas palavras que você deve aprender:

Oi – Szia
Por favor – kérem
Obrigado – köszönöm
Tchau – Viszlát
Saúde – Egészségére

Dicas para sua primeira viagem a Budapeste

1. Tenha dinheiro local – A Hungria usa o forint como moeda. A maioria dos hotéis, restaurantes e lojas populares aceitam euros, mas os estabelecimentos locais não e a conversão geralmente não é a favor do turista. O melhor é trocar dinheiro nas casas de câmbio ou aeroporto e levar forints. Além disso, alguns estabelecimentos podem relutar em aceitar notas grandes (como 20.000 HUF), tente pedir notas menores. Você também consegue sacar nos caixas eletrônicos. Escolha valores como 9.000 HUF ou 19.000 HUF para garantir os trocados.

2. Peça um táxi por telefone ou pelo aplicativo – Chamar um táxi na rua não é recomendado se você estiver viajando a turismo. É sempre melhor pedir para o seu hotel chamar um táxi ou usar um aplicativo. Existem vários golpes onde os taxistas dão voltas extras ou criam alguma pegadinha para cobrar mais de quem desconhece a região. Portanto, não é recomendado chamar um táxi na rua.

3. Não brinde ao tomar cerveja – Quando a Áustria derrotou a Hungria na revolução de 1848, os austríacos em Viena comemoraram a derrota brindando com suas canecas de cerveja. Como forma de protesto, os húngaros juraram nunca fazer o mesmo. Eles consideram ofensivo brindar ao tomar cerveja!

Observe que esta regra não se aplica a outras bebidas e os húngaros até consideram rude não olhar a outra pessoa nos olhos e dizer “saúde” ao levantar um copo de qualquer coisa, desde que não seja cerveja.

Em Budapeste também é proibido beber álcool em espaços públicos.

4. Visite os belíssimos Castelos – Para ter uma viagem inesquecível, ao visitar  Budapeste não deixe de ir no Distrito dos Castelo. A enorme estrutura era anteriormente conhecida como Palácio Real, pois era a acomodação da Família Imperial. Hoje, esta parte incrível de Buda é considerada um dos mais notáveis Patrimônios Mundiais da UNESCO no continente europeu. Conhecido mundialmente, estas construções charmosas, possuem as melhores vistas de Budapeste e prometem encantar qualquer viajante.

5. Tome uma cervejinha no Sympla Kert – No início dos anos 2000, um grupo de jovens empreendedores desejava um espaço comunitário para festas e eventos. Em 2004, o primeiro bar em ruínas, Szimpla Kert, foi inaugurado na 14 Kazinczy Street. Sem dinheiro para investir na modernização e decoração do local, os donos trouxeram tudo que acharam pela frente, e o bar foi ganhando um ar excêntrico e descombinado que faz o sucesso que é hoje.

Exatamente como o nome sugere, as ruin bars são prédios abandonados com tudo que você pode imaginar dentro! E para finalizar, tem cerveja barata! Não deixe de visitar o Szimpla Kert durante sua viagem.

6. Relaxe com as águas termais Széchenti- Existem mais de 100 fontes termais naturais na capital húngara. Se você quiser experimentar um banho que promete rejuvenescer qualquer turista, vá no mais popular dos spas: o Széchenyi. Construído em 1913, o palácio neobarroco abriga 11 piscinas termais cobertas, várias saunas secas e a vapor. As águas termais e seus supostos poderes curativos são conhecidas desde a época dos Romanos, há mais de 2.000 anos. Você precisa experimentar um banho quente por lá.

famous architectural spots in Budapest

Essential Information

Passaporte e visto – A Hungria é membro da União Europeia desde 2004 e faz parte do tratado de Schengen, portanto, o visto não é necessário por até 90 dias.

Moeda – A moeda oficial da Hungria é o Forint – HUF. A maioria dos locais aceita cartão de crédito (Visa/Mastercard), mas é sempre bom ter dinheiro disponível para compras de menor valor.

Idioma – O húngaro é a língua oficial do país. No entanto, inglês e alemão são línguas estrangeiras que você vai ouvir com frequência por lá.

Gorjeta – Embora não seja obrigatório, dar gorjeta em Budapeste é comum. 10% a 15% deve ser adicionado nas contas de restaurante.

População – Há 1,8 milhão de pessoas em Budapeste e quase 10 milhões na Hungria.

Economia – Budapeste é a capital financeira e empresarial da Hungria. O país é uma economia aberta e orientada para a exportação, especialmente nos setores automotivo e de eletrônicos.

É bom saber: Buda é cheia de ladeiras, enquanto Pest é plana. O rio Danúbio divide as duas partes da cidade, que tem  9 pontes e 3 ilhas. Os museus geralmente fecham nas segundas-feiras.

Segurança

Embora não tenhamos passado nenhum perrengue, os guias alertam para atenção redobrada em relação a golpes em Budapeste. Um deles é para homens que costumam ser abordados por jovens atraentes que os convidam para tomar um drink e o cavalheiro é obrigado a pagar contas exorbitantes.

Os ladrões são comuns em transportes públicos na hora do rush e em áreas turísticas movimentadas. Portanto, mantenha seus pertences em um local seguro e não coloque sua carteira ou telefone no bolso, pois este é o lugar mais fácil para ser roubado. Além disso, se estiver nas redondezas da Grand Boulevard à noite, é mais seguro pegar um táxi para retornar ao seu hotel.

Sites Úteis

www.budapestinfo.hu – Site de turismo oficial de Budapeste

Transporte em Budapeste

Budapeste Card – O cartão de transporte da cidade

Széchenyi Thermal Bath – Spa mais popular para os banhos termais

Escreva um Comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on